Marcadores:

Saiba como alterar o local das pastas pessoais do Windows

O Windows traz várias pastas configuradas por padrão para lhe ajudar a organizar seus arquivos. São pastas destinadas a Documentos, Imagens, Músicas, Downloads etc. Mas, se você prefere utilizar uma unidade de disco ou partição separada para guardar seus arquivos pessoais, é possível redirecionar essas pastas para o novo local. E isso é mais fácil do que parece. Confira aqui como alterar o local das pastas pessoais do Windows.
Primeiramente, acesse a sua pasta de usuário. Para isso, abra o Windows Explorer, digite %userprofile% na barra de endereço e tecle Enter.

Saiba como alterar o local das pastas pessoais do Windows
Ali serão exibidas pastas como Documentos, Imagens, Downloads etc.

Saiba como alterar o local das pastas pessoais do Windows
Clique com o botão direito do mouse em uma das pastas e acesse suas Propriedades. Na guia Local, clique em Mover.

Saiba como alterar o local das pastas pessoais do Windows
Indique qual pasta passará a armazenar os seus arquivos. Se ela ainda não existir, basta ir até o local desejado e clicar em Nova pasta para cria-la. Após escolher a pasta clique em Selecionar pasta.

Saiba como alterar o local das pastas pessoais do Windows
No nosso exemplo a pasta "Documentos" foi movida de "C:\Users\Lucas\Documentos" para "D:\Documentos". Após clicar em OK uma caixa de diálogo perguntará se você deseja mover os arquivos do antigo local para o novo.

Saiba como alterar o local das pastas pessoais do Windows
Para mover todo o conteúdo do local antigo para o novo local, clique em Sim. Para trocar o local da pasta, mas deixar os arquivos onde estão, clique em Não. Neste caso apenas novos arquivos serão criados no novo local. 

Caso desista de trocar o local da pasta em questão, clique em Cancelar.
Feito isso a pasta já estará no novo local. Repita a operação em todas as pastas que você deseja mover para a nova unidade.

Considerações finais

Guardar arquivos pessoais em uma unidade de disco separada é útil para quem possui pouco espaço na partição principal do Windows - principalmente na utilização de SSDs de baixa capacidade - e também para facilitar trabalhos de backup.

Indicar para o Windows que esses arquivos estão fora do local padrão é útil para que o sistema possa utilizar o novo local para gravar arquivos e configurações. Alguns programas costumam utilizar os locais definidos para gravar arquivos nas pastas do usuário. É o caso de alguns jogos, que costumam gravar partidas salvas - popularmente chamadas de "saves" - na pasta de documentos, assim como a maioria dos navegadores costuma salvar arquivos na pasta Downloads. Ao efetuar as alterações, eles passarão a utilizar o local correto.

É importante destacar que, mesmo após essas mudanças, a pasta C:\Users não perde a sua utilidade! Programas continuam utilizando a subpasta oculta "AppData" para armazenar configurações, portanto ela não deve ser apagada.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Os novos usuários que acessarem este computador posteriormente, criarão o seu perfil no novo local?
    Se não, tenho como alterar as configurações do windows para que isto seja padrão?

Postar um comentário